15 de junho de 2010

Partes Históricas:

Memorial Santa Paulina

Localizado na avenida Nazaré, 470 – Ipiranga, foi fundado por Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Com o objetivo de trazer à luz a história da vida e missão de Santa Paulina e da sua Congregação, foram coletados objetos que traduzem um pouco da tradição, dos usos e costumes, devoções e personagens que marcaram a trajetória de Santa Paulina e das Irmãzinhas.
No dia 16 de dezembro de 2005, foi inaugurado com o nome de Memorial Santa Paulina, em homenagem aos 140 anos do seu nascimento. Trata-se de um Memorial porque tem a finalidade de tornar viva e perene a memória de Santa Paulina, sua história, seu cotidiano, os valores por ela propagados pelo testemunho da própria vida e a missão por ela desenvolvida.



Parque da Independência(2)
Com 184.830 m², e três entradas, o parque da Independência é utilizado por moradores da região e visitantes de todo o mundo, para fotos de casamento, passeios em família e amigos, caminhadas, esportes, estudo, brincadeiras e namoro, devido á seu grande espaço e beleza.


Parque da independência
Inaugurado em 1988, faz parte do patrimônio histórico nacional brasileiro, abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, jardins e a Casa do Grito.


Monumento da Indepêndencia
Ao analisar a foto do monumento à independência, é possível fazer analogia do acontecimento histórico (independência de nossa nação) com a FILOSOFIA destacando uma característica predominante no pensamento do filósofo Friedrich Engels, que é a divisão entre infra-estrutura e superestrutura. A primeira diz respeito às condições econômicas de determinada época ou grupo social, condições fundamentais para o desenrolar de toda história. A segunda corresponde às idéias, convicções políticas, religiosas, econômicas, formadas, em última instância, a partir da infra-estrutura.

“SETE DE SETEMBRO”


Viva D. Pedro Primeiro,
Real príncipe altaneiro!
Entregou o Brasil ao brasileiro,
Num brado forte
Que vibrou de Sul a Norte:
“Independência ou Morte!"


(Autora:Magdalena Léa)

CULTURA ERUDITA:MUSEU DO IPIRANGA
O Museu do Ipiranga,foi construído para sero primeiro Monumento à Independência doBrasil.O que também poucos sabem é que o nome oficial desse monumento é Museu Paulista da Universidade de São Paulo.Os objetos, os documentos, os quadros e o mobiliário continuam lá como testemunhasda história, possibilitando aos visitantes um mergulho em nosso passado.O Museu é também conhecido por ser uma das sete maravilhas de SP .







Um comentário: